sexta-feira, 5 de abril de 2013

PORTARIA 355/2013 GARANTE A CONTINUIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO CEARÁ




O Secretário da Saúde do Ceará, Arruda Bastos, garante os serviços nas unidades hospitalares à população através de portaria



O SECRETÁRIO DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ E GESTOR DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, no uso de suas atribuições que lhe conferem o Art. 5º, inciso XXV da CF/88; Art. 93, inciso III, da Constituição Estadual e Art. 9º, inciso II c/c o Art. 15, inciso XIII e Art.17, inciso IX, da Lei Orgânica da Saúde nº 8080/ 90.  

CONSIDERANDO que a Constituição Federal de 1988, no Artigo 196, assegura a saúde como direito de todos e dever do Estado.  

CONSIDERANDO que a Constituição Federal, no Artigo 197, atribui expressamente relevância pública às ações e serviços de saúde, cabendo ao poder público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado;

CONSIDERANDO que o inciso XIII do artigo 15 da Lei Orgânica da Saúde (Lei Federal nº 8.080/90) permite à autoridade competente da esfera administrativa estadual do SUS, para o atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias, requisitar bens e serviços tanto de pessoas naturais como de jurídicas, sendo-lhes assegurado justa indenização;

CONSIDERANDO a atitude ofensiva às regras legais e aos princípios constitucionais, adotada pela Cooperativa de Enfermagem COOPEN, que se posicionou pela orientação aos seus cooperados de paralisação do atendimento aos serviços de enfermagem nas unidades da Secretaria da Saúde, não obstante as tentativas implementadas para que tal irregularidade não ocorresse.

CONSIDERANDO que compete ao Secretário da Saúde, nos termos do Artigo 17, inciso IX, da Lei Orgânica, a direção estadual do SUS e a atribuição de gerir sistemas públicos de alta complexidade de referência estadual e regional.   

RESOLVE:

REQUISITAR os serviços dos profissionais de enfermagem arrolados nas escalas anexas, elaboradas para prestação de serviços nos hospitais e unidades da Rede da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Os profissionais devem apresentar-se à Direção das respectivas Unidades Hospitalares, IMEDIATAMENTE, podendo responder CIVIL, CRIMINAL E ADMINISTRATIVAMENTE, em virtude do iminente perigo da suspensão do atendimento à saúde da população. Fica autorizada a indenização dos requisitados em face da obrigação da prestação dos serviços de enfermagem, a ser paga nos valores atualmente praticados.

Esta Portaria entra em vigor na data de sua assinatura e será disponibilizada, para imediato cumprimento, nos meios eletrônicos de divulgação do Estado do Ceará, inclusive o sítio da Secretaria de Saúde na internet.

Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, aos 02 de abril de 2013.

RAIMUNDO JOSÉ ARRUDA BASTOS
Secretário da Saúde do Estado do Ceará

quinta-feira, 4 de abril de 2013

ATO EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA, PARTICIPEM!!!




O Movimento Saúde+10 acaba de anunciar a realização de seu primeiro Ato em Defesa da Saúde Pública, que acontecerá no dia 10 de abril, a partir das 9h, com concentração na Catedral de Brasília e passeata até o Congresso Nacional. A iniciativa, que tem como objetivo reafirmar a necessidade de fortalecer o SUS público, universal e integral, deverá mobilizar e levar à capital federal cidadãos de diversos estados brasileiros.


Durante a realização do Ato, será também anunciada a primeira contagem oficial de assinaturas alcançadas até o momento pelo Projeto de Emenda Popular que assegura 10% do PIB para o orçamento da União na Saúde.Os formulários assinados deverão ser enviados, até o dia 5 de abril, para a Coordenação Nacional, no endereço: Conselho Nacional de Saúde, Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Edifício Anexo, Ala B, 1º Andar, Sala 103B – CEP: 70058-900, Brasília-DF.


As entidades também poderão informar à coordenação o número de assinaturas coletadas pelas mesmas através do e-mail: lizandra.conte@saude.gov.br ou saudemaisdez@gmail.com, lembrando que somente as assinaturas seguidas do título eleitoral do cidadão serão válidas.
Caravanas


As informações sobre a saída de caravanas de outros estados, horário de chegada, e nomes das empresas de ônibus deverão ser enviadas para o endereço eletrônico do movimento, saudemaisdez@gmail.com.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

CESAU ELEGE UM REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES COMO PRESIDENTE


O Farmacêutico João Marques é o novo Presidente do CESAU



O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU) em reunião extraordinária, realizada na última segunda-feira (1), elegeu o representante dos Trabalhadores, João Marques de Farias, como seu novo Presidente. O Pleno do CESAU aprovou por unanimidade a sua escolha para o biênio (2013- 2015).


“ Se conseguirmos unir a ética com a democracia para o debate político e o papel dos Conselhos para  a  sociedade civil, iremos conseguir corrigir diversas falhas e construir algo de novo”. Afirmou  João Marques,  após ter assumido o compromisso  em realizar sua gestão, intensificando os trabalhos dos 184 Conselhos Municipais de Saúde do Ceará.


A nova eleição para o cargo de Presidente ocorreu após o ex- presidente Luís Carlos Schwinden renunciar ao cargo.  A renúncia foi explicada com um discuso de papel cumprido. Em um ano de gestão,  Luís finalizou seu mandato  deixando um protagonismo de  decisões importantes que irão colaborar para o Controle Social em todo o Estado. Hoje, permanece como Conselheiro  Estadual de Saúde e membro da Comissão da Diversidade dos Sujeitos, do CESAU.


Compõem a  Mesa Diretora do CESAU, com o novo  Presidente, João Marques de Farias, representante do segmentos dos profissionais de saúde, o vice-presidente, Raimundo Farias Martins Amorim, representante de usuários pela OAB, o Secretário Geral, Haroldo Jorge de Carvalho Pontes, representante de Governo e como Secretária Adjunta Nina Girão de Lima,  representando o segmento de usuário pela Pastoral da Criança.



João Marques de Farias é Farmacêutico e atuou em diversas áreas da Assistência Farmacêutica, foi diretor da Federação Nacional dos Servidores Públicos Federais do  Ministério da Previdência, ex-  Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Ceará e Sindicato dos Servidores do Ministério da Saúde no Ceará. Atualmente é Diretor do Sindicato dos Farmacêuticos e da Federação Nacional. No CESAU, representa o segmento dos Profissionais de Saúde  de outros Profissionais de Saúde de Nível Superior.

 Sobre o CESAU

O Conselho Estadual de Saúde (CESAU) é um órgão deliberativo composto por  cerca de 34 representatividades dos segmentos da sociedade civil, respeitando a paridade de 25% profissionais de saúde, de 25% governo e de 50% usuários.  A missão do CESAU é consolidar o Controle Social: fiscalizar, aprovar e deliberar ações para a melhoria da saúde da população. Além disso, articular e mobilizar os conselheiros de saúde nos 184 municípios do Ceará para uma atuação mais efetiva no papel de relevância pública que desempenham, assumindo o compromisso em lutar pela defesa do SUS.


Mais informações: www.cesauceara.com