A Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS (MENPSUS) debateu na última reunião realizada dia 12 de março, a portaria nº 206/2013 onde o Secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos, considerando o documento base da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão no Sistema único de Saúde (HumanizaSUS), resolve estruturá-la nas ações e servidos da saúde do estado, objetivando qualificar os processos de Gestão e de Atenção.
A Política Estadual de Humanização (PEH) tem entre seus princípios: a transversalidade; a indissociabilidade da atenção e gestão – inseparabilidade entre os modos de cuidar e de gerir/apoiar os processos de trabalho entre clínica e política, integralidade do cuidado e integração dos processos de trabalhos, autonomia dos sujeitos e coletivos que implica a valorização dos sujeitos e coletivos envolvidos nos processos de produção de saúde.
De acordo com a portaria na sua operacionalidade adota as seguintes diretrizes: Clínica Ampliada; Cogestão; Acolhimento; Valorização do trabalho e do Trabalhador; Defesa dos direitos dos usuários e o Fortalecimento e Implementação de coletivos e redes da PEH. A MENPSUS /CE destaca ainda, o Art 4º da portaria que cita os processos de Educação Permanente dos Trabalhadores do SUS/CE que possibilitará a valorização do trabalho e do trabalhador.
A PEH estruturada no Ceará irá possibilitar a melhoria das ações e serviços, garantindo um olhar mais humano interferindo diretamente no atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela valorização e qualificação dos trabalhadores de Saúde. A política será coordenada pela Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação em saúde (CGTES) por meio do Núcleo de valorização, Negociação e Educação em Saúde – NUVEN, Câmaras Técnicas de Humanização nas Coordenadorias Regionais de Saúde, Municípios e Grupos de Trabalho de Humanização nos GTH nos serviços de saúde.
Entre em contato com a MENPSUS – CE e participe desta rede de mobilização pelo fortalecimento das ações e serviços em Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário