sexta-feira, 15 de março de 2013

MENPSUS DISCUTE LIBERAÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS SERVIDORES PARA A FORMAÇÃO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES EM SAÚDE

Reunião da MENPSUS/CE


Política Estadual de Humaniza SUS (PEH) e Curso de Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde foram temas debatidos durante reunião da MENPSUS/CE. A reunião aconteceu na última terça-feira (12) em Fortaleza.

Estiveram reunidos no encontro a Coordenadora da MENPSUS/CE, Lúcia Arruda, representantes da Base Sindical e membros da Mesa. Além da apresentação da portaria que estabelece a PEH, entrou no eixo da discussão a liberação da carga horária dos servidores para participarem dos cursos de Formação em Educação. 

Segundo a diretrizes da Política Estadual de Humanização, três dos seis itens citados, fortalecem para esta sensibilização dos gestores: valorização do trabalho e do trabalhador; defesa dos direitos dos usuários e o fortalecimento e implementação de coletivos e redes da PEH. 

Na avaliação de Lúcia Arruda, além das ações e planejamentos que envolvem a qualificação dos trabalhadores em saúde, iniciativas como esta portaria, vão fortalecer para que os próximos anos sejam de novas conquistas para todos os servidores da saúde do Ceará. “Os servidores devem ficar atentos aos cursos de aperfeiçoamento e qualificação que estão no planejamento de ação de 2013”.

PORTARIA QUE ESTABELECE A POLÍTICA ESTADUAL DE HUMANIZAÇÃO NA ATENÇÃO E DA GESTÃO EM SAÚDE É DISCUTIDA E APRESENTADA NA REUNIÃO DA MENPSUS/CE  







 A Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS (MENPSUS) debateu na última reunião realizada dia 12 de março, a portaria nº 206/2013 onde o Secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos, considerando o documento base da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão no Sistema único de Saúde (HumanizaSUS), resolve estruturá-la nas ações e servidos da saúde do estado,  objetivando qualificar os processos de Gestão e de Atenção.

A Política Estadual de Humanização (PEH) tem entre seus princípios: a transversalidade; a indissociabilidade da atenção e gestão – inseparabilidade entre os modos de cuidar e de gerir/apoiar os processos de trabalho entre clínica e política, integralidade do cuidado e integração dos processos de trabalhos, autonomia dos sujeitos e coletivos que implica a valorização dos sujeitos e coletivos envolvidos nos processos de produção de saúde.


De acordo com a portaria na sua operacionalidade adota as seguintes diretrizes: Clínica Ampliada; Cogestão; Acolhimento; Valorização do trabalho e do Trabalhador; Defesa dos direitos dos usuários e o Fortalecimento e Implementação de coletivos e redes da PEH. A MENPSUS /CE destaca ainda, o Art 4º da portaria que cita os processos de Educação Permanente dos Trabalhadores do SUS/CE que possibilitará a valorização do trabalho e do trabalhador. 


A PEH estruturada no Ceará irá possibilitar a melhoria das ações e serviços, garantindo um olhar mais humano interferindo diretamente no atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela valorização e qualificação dos trabalhadores de Saúde. A política será coordenada pela Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação em saúde (CGTES) por meio do Núcleo de valorização, Negociação e Educação em Saúde – NUVEN, Câmaras Técnicas de Humanização nas Coordenadorias Regionais de Saúde, Municípios e Grupos de Trabalho de Humanização nos GTH nos serviços de saúde.

Entre em contato com a MENPSUS – CE e  participe desta rede de  mobilização pelo fortalecimento das ações e serviços em Saúde.



terça-feira, 12 de março de 2013

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA II CURSO DE GESTÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DA SAÚDE









O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS/MS) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, abrem inscrições para o II Curso de Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde.

 As inscrições estão abertas desde o dia 25 de fevereiro até 02 de abril de 2013. O edital que regulamenta as inscrições para o curso exige que o candidato seja portador de diploma de nível superior. Serão oferecidas 400 vagas destinadas aos gestores, gerentes e dirigentes do SUS responsáveis pela formulação e execução de políticas em sistemas e serviços de saúde; membros das Mesas de Negociação Permanente do SUS e profissionais atuantes na área de Saúde do Trabalhador nos estabelecimentos de saúde do SUS. 

A carga horária do curso será de 136 horas. O curso tem como um dos seus objetivos promover a implantação do Protocolo nº 008, elaborado pela Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), o qual institui as Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS, com o objetivo de promover a melhoria das condições de saúde do trabalhador do SUS.

Para maiores informações, os interessados poderão ter acesso na íntegra ao edital regulador do certame acessando o site baixo: 

Outras informações pelo telefone (31) 3409-9112 ou e-mail cegest@medicina.ufmg.br, e (61) 3315-3688 ou 3315-2550. Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde - DEGERTS Ministério da Saúde/MS